O nosso sistema de compensação

Existem dois agentes essenciais no nosso sistema: o Promotor e o Compensador. Pretendemos tornar evidente a conexão entre cada euro investido e o seu impacto real na captura de carbono, monitorizando periodicamente os solos intervencionados.  

A nossa intervenção

A intervenção da CarBio-Solo nos terrenos selecionados pressupõe um conjunto de campanhas de recolha e tratamento laboratorial de amostras de solo (em diferentes períodos do ano agrícola). São testados parâmetros como a estrutura, humidade, porosidade, densidade, teor de matéria orgânica e teor de carbono orgânico.

Após a recolha, as amostras serão analisadas em laboratório, no qual é testado o teor de matéria orgânica, teor de carbono orgânico, densidade bruta, estrutura, porosidade e humidade do solo.

Deteção Remota

A Deteção Remota consiste numa forma de obtenção de dados geográficos através do processamento de imagens captadas por sensores, sem a presença física ou contacto com o terreno. Os dados são fornecidos pelo programa Copernicus, através da missão Sentinel-2 MSI.

O resultado é o Índice de Potencial de Captura de Carbono que avalia a adequabilidade das diferentes áreas à intervenção. Os valores mais elevados deste índice salientam que, para determinada área, é possível capturar carbono. Enquanto que, valores mais baixos representam intervenções mais dispendiosas e ganhos marginais.

Este índice permite estimar e ter uma visão dos melhores locais a intervir para a obtenção dos melhores resultados em termos de carbono capturado.

_DSF7376.jpg
sistemaCompensacao2-06.png

Para cada terreno, será calculado um custo (em euros) associado a cada tonelada de carbono capturada.

O preço cobrado a cada um dos compensadores será o equivalente à média dos custos verificados em cada um dos terrenos existentes na Bolsa, naquele momento. Desta forma, garantimos o estabelecimento de uma relação de causa-efeito nítida para todos os intervenientes na cadeia de valor. 

O Compensador não escolhe concretamente o terreno em que o seu investimento será refletido na captura de carbono. No entanto, verificará o impacto do investimento em cada um dos solos cujo custo de compensação está subjacente à média calculada.

Incluímos 2 tipos de terrenos que tenderiam a não ver o seu custo real de compensação refletido de uma forma justa no preço da captura de carbono: 

  • Terrenos com um custo direto de compensação praticamente nulo (por exemplo, deixar de lavrar um terreno), teriam o seu custo real de compensação tendencialmente inflacionado no momento da sua monetização;

  • Terrenos com um valor de € /ton. relativamente alto, quer seja pela escassez de recursos financeiros ou por razões de índole técnica, não iriam ser apelativos, sendo tendencialmente colocados fora do mercado.

_DSF7374.jpg